Laerte Coutinho é, com certeza, um dos maiores nomes da história do Brasil e do mundo. Os 40 anos de carreira são muitos, e ainda assim parecem pouco para tantas coisas incríveis e revolucionárias que a cartunista e ilustradora realizou até hoje. Tanto é que ganhou a exposição Ocupação Laerte, no Itaú Cultural, coberta por tirinhas selecionadas pelo filho e também quadrinista Rafael Coutinho, e pelo cenógrafo Fred Teixeira.
A cartunista transexual tem estado em bastante destaque por conta das suas novas escolhas e estilo de vida. E parece não ter problema em falar sobre isso, como contou na abertura da exposição. “[a mudança] influencia de modo profundo o meu trabalho. Não é um processo acabado, toda hora tem novidade… vestidos novos, sapatos bonitos”. Cheio de bom humor, Laerte falou até sobre a cor do batom que usava, quando perguntada. Sobre seu trabalho, conta que não se reconhece naquilo que já foi feito. “De alguma forma, a coisa que está feita é como se não fosse mais minha. Perdi a subjetividade que eu tinha quando estava fazendo. Olho o trabalho e é como se fosse de outra pessoa. Sei que é meu, mas acho que faria diferente”, revela a artista.
Não dá para perder a exposição Ocupação Laerte! Mais informações aqui no Hypeness. As fotos também são todas de lá, © Brunella Nunes para o Hypeness.