05/03/2013

Na semana passada um vídeo emocionou a muitas pessoas nas redes sociais. O clipe mostrava o reencontro de dois artistas da performance, 23 anos depois de sua artística e profunda despedida. Confira os detalhes dessa história e também, é claro, essa beleza emocionante:

Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances. Quando sentiram que a relação já não valia aos dois, decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de um lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver.
23 anos depois, em 2010, quando Marina já era uma artista consagrada, o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva a sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. Ulay chegou sem que ela soubesse e foi assim:

http://youtu.be/XNcWRbh8wQA

Aproveitando que nesta semana acontece o Dia Internacional da Mulher, e que não há nada mais feminino do que lágrimas derrubadas por uma paixão antiga e um reencontro surpreendente, resolvemos procurar mais informações sobre a Marina Abramovic e contar para vocês!

Nossa primeira descoberta foi que a Marina é uma das artistas mais prestigiadas do mundo, chamada, carinhosamente de “avó da arte da performance”. Isso porque ela começou a produzir e a ser ela mesma sua arte nos anos 70, e desde então não dá nenhum sinal de que irá parar! Assista a este (também emocionante) trailer do documentário que fala sobre a sua vida:

Em 2010, Marina fez uma performance ao vivo no MoMA, em NY, chamada ”The Artist Is Present”. Por várias horas do dia, durante 3 meses, ela sentava-se silenciosa em uma cadeira, de frente para uma segunda cadeira, vazia. Um a um, os visitantes do museu sentavam à sua frente e olhavam para ela por um longo período de tempo, o máximo que conseguissem. A energia e o olhar penetrantes da artista foram tão profundos que fizeram muitas pessoas chorarem (e até um Tumblr foi criado com foto dos emocionados).

E para mostrar que realmente não pensa em parar tão cedo, Marina Abramovic comprou um teatro em Hudson, NY, e montou a Fundação Marina Abramovic de Preservação da Arte de Performance. A ideia é utilizar o espaço para desenvolver ideias com vídeo e equipamento de pós-produção, além de um prédio para abrigar outros artistas residentes.

Encontramos a maioria das informações lá no Update or Die, vale a pensa visitar e ver o montão de coisas bacanas que eles publicam!

Sem Comentários »

Deixe o seu comentário