14/05/2013

Já que sexta-feira é o Dia Mundial Contra a Homofobia, no arte de hoje decidimos lembrar de algumas obras do audiovisual que ajudaram a introduzir o assunto na grande mídia, e tornar o tema cada vez mais popular e, claro, digno de respeito e tolerância!

Para começar, não dá para não lembrar de um dos maiores ícones da homossexualidade nos cinemas: O Segredo de Brokeback Mountain. O filme, com a história acontecendo entre os anos 60 e 80, conta a história de dois vaqueiros impedidos de assumir seu romance por, principalmente, a época e o contexto serem extremamente homofóbicos. O filme fez muito sucesso!

O filme Billy Elliot também é um dos grandes marcos do tema nas telinhas. Billy Elliot mostra a história real do bailarino Billy Elliot em busca do seu sonho de ser um dançarino profissional. Enfrentando o preconceito do pai e do irmão, ele abandona as aulas de boxe e passa a treinar balé, escondido da família. A questão central é a paixão de Billy pela dança – o que não o torna um homossexual, como alguns sugerem.

Além das telonas, a televisão também teve sua trajetória na inserção da homossexualidade nos assuntos diários da população, como na novela Mulheres Apaixonadas. O casal interpretado por Alinne Moraes e Paula Picarelli foi um dos primeiros (talvez o primeiro) casal gay na história da televisão brasileira a ter aceitação do público, e até torcida para que continuasse junto. Mas, é claro, na época o beijo gay, tão esperado, não rolou.

Mas, para o bem de toda a nação, em 2011 aconteceu, no SBT, o primeiro beijo gay da televisão brasileira. Na novela Amor e Revolução, o casal interpretado por Luciana Vendramini e Giselle Tigre deu um beijo de quase 1 minuto, quebrando um tabu de muitos anos da nossa TV.

Aqui no blog do Davi Gonçalves você encontra mais diversos outros títulos. E você, se lembra de mais produtos audiovisuais que contemplaram homossexuais em suas tramas? Conte para nós!

1 Comentário »

André
14/05/2013 05:33

The Bubble e Boys don't cry

Deixe o seu comentário