23/07/2014

No início dos anos 80, impulsionada por ninguém menos que Jacqueline Kennedy, a especialista em moda Diana Vreeland lançava um livro que, a primeira vista, pode até parecer simplesmente um livro de fotografias, mas que acabou se tornando ‘a bíblia do estilo’ a partir de então. O livro Glamour reúne as imagens dos fotógrafos favoritos de Diana, como Man Ray, Elliott Erwitt, Sir Cecil Beaton e Richard Avedon. Os comentários da própria autora, sucintos e incisivos, foram o que tornaram o livro automaticamente em um clássico. E foi sobre este clássico que produzimos o ensaio desta semana.

foto 4 (1)

 

acessorios_2

Assim como os comentários certeiros de Diana, os acessórios são pequenas peças que podem proporcionar um universo de possibilidades. Eles são capazes de transformar um simples look em um clássico. O glamour pode se revelar ao encontrar o acessório perfeito.

acessorios_1

As 170 imagens revelam um outro lado da elegância e sofisticação, mostrando ícones da literatura e das artes de outra maneira. As fotografias também não ficam presas apenas ao universo fashion, apresentando, por exemplo, roupas de balé, de casamento e de banho. O paralelo com toda essa versatilidade se aplica também aos acessórios: não há regras para o estilo e as formas utilizadas. O que vale mesmo é, assim como fez Diana, não se prender a conceitos pré-estabelecidos e buscar sempre a harmonia entre todas as peças escolhidas.

acessorios_3

acessorios_4

SOBRE A AUTORA
Diana Vreeland nasceu em Paris, França, em 1903. Começou sua carreira em 1937, como colunista da Harper’s Bazaar, revista que dirigiu por 26 anos. Em seguida, assumiu como de editora-chefe da Vogue norte-americana, cargo que ocupou de 1963 a 1971. Contribuiu para o universo da moda por cinco décadas com sua paixão, charme, irreverência e requinte. Era uma conhecedora única do estilo e impecável árbitro do gosto. Quando deixou de colaborar nessas revistas, tornou-se consultora do Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, de Nova York. (Fonte: Cosac Naify)

Sem Comentários »

Deixe o seu comentário