Nada como viajar para arejar a cabeça e se abrir para novas inspirações! No ano passado, estivemos em Barcelona para renovar as energias e voltar cheios de ideias frescas. Desta vez, o destino escolhido foi a Alemanha.
Berlim, aquela cidade maravilhosa que todos amam e já conhecem, ficou para uma próxima. O roteiro incluiu Munique, Frankfurt e Stuttgart, que também estão repletas de atrações culturais. As roupas da Cavalera, é claro, marcaram presença em todas as paradas! Confira este relato de viagem.
1. Frankfurt
A primeira coisa que chama atenção na cidade é a limpeza. Cortada por um rio cristalino, Frankfurt tem contornos muito charmosos e, em pleno verão europeu, é perfeita para os moradores saudosos pelo sol interagirem com o local. Em Frankfurt, as bicicletas e o transporte público não são apenas uma alternativa: são os principais meios de locomoção para a população, dos mais jovens aos mais velhos. E quer maneira melhor de começar o dia do que pedalando enquanto se admira a cidade?
Se você estiver por lá até o dia 28 de julho, vale a pena visitar o museu Städel, que hospeda uma belíssima exposição do Monet. O pintor francês foi crucial para difundir o Impressionismo nas artes plásticas e sua coleção de obras é, de fato, extraordinária. Nós estivemos por lá e garantimos que o passeio é imperdível!
2. Munique
Levamos a Cavalera para as ruas de Munique! Como muitas cidades históricas, Munique impressiona por sua arquitetura: está repleta de prédios antigos e imponentes, que atraem turistas de todo o mundo. Apesar de maior e mais movimentada que Frankfurt, também percebemos a predileção dos moradores pela bicicleta – e Munique está cheia de ciclovias para acomodá-los.
O passeio cultural de escolha foi a exposição do Keith Haring, que fica até 30 de agosto na galera Kunsthalle. O artista americano deixou um legado extraordinário, tanto artístico quanto pessoal. No campo nas artes, ele iniciou a carreira fazendo desenhos a giz no metrô de Nova York e se tornou um dos grandes muralistas da sua época. No âmbito pessoal, Keith, homossexual assumido, foi um grande ativista da causa gay até a sua morte, em 1990, em decorrência da AIDS. Aproveitamos a exposição para prestar tributo à sua memória!
3. Stuttgart
Stuttgart é uma cidadezinha no interior da Alemanha que se tornou mundialmente famosa por sediar dois grandes museus de automóvel – o do Porsche e o da Mercedes. Em nossa passagem pelo museu da Mercedes, não pudemos deixar de admirar a beleza arquitetônica do edifício: são oito andares impressionantes, cada qual equipado com muita tecnologia e simbolizando uma fase diferente da história da marca e do contexto histórico da Alemanha. Tudo narrado com extrema riqueza de informações.
O passeio é tão longo que paramos para recarregar as energias no restaurante do museu. E por falar em restaurante, não dá para sair de Stuttgart sem provar o prato típico da culinária local: o Maultaschen, um grande ravióli recheado com carne e espinafre, servido com salada de batatas. Dá água na boca só de lembrar!
Retornamos ao Brasil ansiosos pelas próximas viagens e descobertas. E você? Também pensa em botar o pé na estrada?