Muito se fala de atitudes ecologicamente corretas, mas talvez poucas se equiparem a esta: uma casa no País de Gales, construída no meio de árvores e da vegetação, com recursos retirados do próprio lugar, como galhos e troncos encontrados caídos, lama e pedras. A casa pertence à família de Simon Dale, e foi construída pelo próprio Simon, seu sogro, visitantes amigos e desconhecidos.
A casa, que parece um legítimo exemplar das moradias dos hobbits (do Senhor dos Anéis), foi construída com o máximo de respeito à natureza do local, liberada pelas autoridades galesas. Segundo Simon, que não é arquiteto nem carpinteiro, “para saber como maltratar o meio-ambiente da maneira menos dolorosa possível basta ser uma pessoa informada. É um tipo de construção acessível a todos”. A casa está localizada numa espécie de caverna, dentro da encosta, e a lama e as pedras utilizadas foram retiradas da própria escavação. Projetada para receber luz natural em toda sua extensão, a água da casa é retirada de uma fonte natural no jardim, os banheiros têm sistema de compostagem, e painéis solares garantes o abastecimento de energia do local.
Simon, que também todo o projeto da casa, afirma que “É muito bom ser seu próprio arquiteto. Criar com liberdade não tem preço”, e manda um recado a todos: “vivemos em uma sociedade muito dependente das fontes de energia de combustíveis fósseis e isso não é bom. Uma hora os suprimentos vão acabar. É hora da mudança”.
Nós encontramos a casa do Simon aqui no AHH!
Se quiser mais informações, visite o site deles!