20/12/2011

Vocês já ouviu falar do Movimento Gota D’Água? Provavelmente sim! O projeto deu as caras para todo mundo quando lançou um vídeo, com diversos artistas, em protesto contra a construção da Usina de Belo Monte.

O vídeo recebeu milhares de compartilhamentos no Facebook, e em uma semana, a petição criada pelo movimento ganhou mais de 1 milhão de assinaturas contra a contrução da hidrelétrica, no estado do Pará.

Mas afinal, o que é o Movimento Gota D’Água?

Muitas pessoas pensam que o movimento foi criado especialmente contra a construção da usina, quando, na verdade, é muito mais do que isso. Esse projeto, contra Belo Monte, foi a primeira de muitas investidas que o Movimento Gota D’Água pretende aplicar no país.

O Movimento Gota D’Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação, e quer mostrar que o bem é um ótimo negócio. O objetivo é utilizar a experiência em comunicação, com especialistas, artistas e atores, para dar voz àqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje podem trazer ao amanhã, como no caso da hidrelétrica. O Gota D’Água pretende ser a ponte entre os que possuem conhecimento técnico acerca das causas socioambientais e os artistas ativistas.

A campanha contra a construção de Belo Monte discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica, tem o amparo técnico de especialistas ligados à duas organizações de reconhecida importância para a causa, o Movimento Xingu Vivo Para Sempre e o Movimento Humanos Direitos, e é só a primeira de muitas outras campanhas.

Pela alta complexidade do assunto, o movimento acredita que a campanha é somente uma porta de entrada para todos os questionamentos que abrangem a construção da hidrelétrica, e que para formar a suas opiniões, é preciso que todos leiam, assistam, escutem, pesquisem e se informem mais sobre o assunto, que se procure diversas fontes e pontos de vista, e que cada um tire suas próprias conclusões!

Mas então de que forma o Movimento Gota D’Água pretende realizar suas campanhas?

A missão do movimento é comover a população para causas socioambientalistas utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma, explorando os inúmeros caminhos existentes hoje em dia de se produzir conteúdo relevante, possíveis de atingir muitas pessoas, e envolver as mais diversas audiências nos mais diferentes meios, com a premissa de que ‘somos todos da mesma família’.

O conselho do movimento é formado por Maria Paula Fernandes, Sergio Marone, Marcos Prado, Juliana Helcer, Enrico Marone, Ana Abreu, Sérgio Maurício Manon, Tica Minami, Ricardo Rezende, Luciana Soares de Souza, Ana Luiza Chafir, Thiago Teitelroit, Maria Paula Fidalgo, Luiza Figueira de Mello, Fernanda Mayrink, Miguel Pinto Guimarães, Felicio Pontes Jr., Marcelo Salazar e André Villas-Boas. A Cavalera apoia o movimento, e tem a certeza de que juntos podemos caminhar em direção a um mundo melhor, mais consciente e solidário.

E você, já pensou sobre o assunto? Ficou interessado no movimento? Ou está cheio de dúvidas e quer mais informações?

Para saber mais sobre o movimento, suas campanhas, debates e muito mais, acesse o site Movimento Gota D’Água. Siga também a página do Facebook e o Twitter @GotadaguaBR para saber as novidades!

Sem Comentários »

Deixe o seu comentário