02/10/2012

Nesta semana vai rolar uma festa muito legal em São Paulo, a Mustache (e tá rolando promoção aqui no blog!), e inspirados por isso, resolvemos falar hoje, no post de arte, de um dos bigodudos mais conhecidos da história: Salvador Dalí! Quem é que nunca viu aquela obra dos relógios derretidos, “A Persistência da Memória”?

A Persistência da Memória (1931)

 

O pintor catalão surrealista é muito conhecido pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí, como grande gênio artístico que era, também realizou trabalhos no cinema, escultura, poesia e fotografia, tendo, inclusive, trabalhado com Walt Disney e Alfred Hitchcock. Além do surrealismo, Dalí possuía muito do simbolismo em sua arte, incluindo diversos objetos e seres nas pinturas, dotados de diversos significados, como os próprios relógios remetendo à teoria da relatividade do tempo, de seu ídolo Albert Einstein, ovos, como símbolo do intrauterino, formigas e a morte, caramujos e a cabeça humana, e os gafanhotos e o desperdício e o medo.

Crianças Geopoliticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem (1943)

O Sono (1937)

 

Metamorfose de Narciso (1937)

Rinoceronte vestido con puntilhas (1956)

Em meio a tantas polêmicas, problemas de relacionamento com seus companheiros do movimento surrealista e tantas extravagâncias e excentricidades em sua personalidade, Salvador Dalí é um dos artistas mais popularmente conhecidos e com obras reconhecidas até hoje, e seu bigodón é e sempre será referência de um estilo marcado e muito interessante.

Salvador Dalí

Curtiu? Então, compartilhe!

Sem Comentários »

Deixe o seu comentário