09/02/2011

A galeria de arte da Cavalera, a Cavalera ART PROJECTS, está prestes a inaugurar sua próxima exposição.

flyer_proximoolhar

Próximo Olhar – de 10 de Fevereiro de 2011 a 31 de Março de 2011

Abertura: 10/02 às 18h

Artistas convidados:

Anderson Resende, Becky Yee, Bruno Kurru, Claudio Ethos, Choque Photos, Flávio Samelo, Kristen Uhrich, Maurí­cio Adinolfi, Monica Rizzolli, Seitaro Kuroda, Sidney Amaral, Thais Ueda e Tifenn Python.

A exposição coletiva Próximo Olhar propõe a reunião e a exibição de uma pequena, mas significativa parcela de artistas contemporâneos nacionais e internacionais, que com suas obras promovem, divulgam e traçam um panorama do que está acontecendo dentro e fora do paí­s em matéria de artes visuais.

A mostra Próximo Olhar se torna um passeio por meio de universos, onde ideias, formas, cores e a sensibilidade se cruzam nas mãos dos mais variados e criativos artistas.

Reunindo novos talentos com outros já consagrados, torna-se possí­vel a criação de pequenos momentos de troca de experiências, onde olhos já treinados ou cansados podem encontrar tempo para respirar e refletir sobre tudo aquilo que realmente possa ter valor e com esse tempo ir se aprimorando para um Próximo Olhar.

Sobre os artistas

Anderson Resende – BR – vive e trabalha em SP

www.flickr.com/photos/insoluvel

5012283773_b72318cc57_b

Anderson Resende é um exímio e virtuoso desenhista que transita entre a pintura, a escultura e a animação (2D), utilizando materiais nada convencionais para realizar suas obras. O artista começou a trabalhar no começo dos anos 1990 como assistente de animação nos estúdios Daniel Messias, na época um dos mais conceituados da América Latina. Lá teve a oportunidade de conhecer técnicas experimentais de animação utilizadas e criadas em outras partes do mundo. Nessa bagagem, outras vertentes da arte o levaram a explorar mais sobre esse rico universo. Com o passar do tempo, desenvolveu técnicas e estilo próprio que hoje são reconhecidos e premiados em festivais da propaganda e do entretenimento. Hoje, em suas pinturas, desenhos e animações, ele utiliza materiais como cloro, cera de abelha, suco de limão e fogo, aplicando nos mais variados suportes que vão do papel à  madeira, criando aspectos únicos, inconfundíveis e que o auxiliam em novas possibilidades.

Becky Yee - CN – vive e trabalha em NY

www.beckyyee.com

Becky Yee é chinesa, radicada nos Estados Unidos e vive em Nova Iorque. Viaja o mundo de Pequim para Barcelona, da Islândia para Moscow e do Vietnã para Los Angeles. Mas seus oito anos vivendo e trabalhando em Tóquio, Japão, foram sua principal fonte de sua inspiração. Focando no extremo contraste entre Omote (frente) e Ura (verso), a diferença no espaço entre as emoções e percepções da vida privada são explorados em seu trabalho. Segundo Becky Yee, “Não é minha intenção fazer valer os meus juízos pessoais de qualquer tipo, mas sim formular perguntas. Estas imagens chocantes e intrigantes evocam emoções complexas em mim. Eu nunca pensei que um momento tão puro, cheio de intimidade e ternura, pode ser tão perturbador… É esta dualidade que me atraiu para este tipo trabalho”.

Bruno Kurru – BR – vive e trabalha em SP

www.brunokurru.com

Bruno Kurru formou-se em design pela Universidade Bandeirantes. Trabalhou com ilustração editorial e de moda e tem apresentado seu trabalho em mostras coletivas como “O Novo Muralismo Latino Americano” (2006) no Memorial da America Latina em São Paulo, “Os Brasileiros” na Carmichael Gallery of Contemporary Art em Los Angeles (2008), “Brazil Illustrated” na Embaixada do Brasil em Londres (2009) e recentemente a exposição “Do Outro Lado” na Embaixada do Brasil em Tóquio(2010).

Claudio Ethos – BR – vive e trabalha em SP

www.claudioethos.com

imagem

Claudio Ethos, nascido em São Paulo em 1982, tem seu trabalho voltado para pintura e desenho. As pinturas são desenvolvidas em suportes variados, inspirado no graffiti e no muralismo. Com traço marcado pelo desenho, o preto e branco possui característica clássica e os volumes são conseguidos através do uso de luz e sombra. Ethos iniciou seu trabalho há cerca de 10 anos influenciado pela pintura graffiti paulistana e estudou por dois anos na Academia de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina. Sua primeira exposição individual aconteceu em 2007, ano que saiu da universidade e expôs na cidade de Grottaglie, Itália. Depois, voltou ao Brasil e participou de diversos festivais de arte urbana. Em 2008, expôs nos Estados Unidos, na 111 Minna Gallery, retornando para expor em Nova Iorque e Miami nos anos seguintes. Atualmente Ethos prepara obras para expor na Europa e Estados Unidos e pela primeira vez em São Paulo, nesta mostra coletiva.

Choque Photos - BR – vive e trabalha em SP

www.flickr.com/photos/choquephotos

Choque Photos, 25 anos, aponta suas lentes para problemas sociais contemporâneos. Sobrevivendo ao caos de São Paulo, Choque vê a fotografia como um instrumento de legítima defesa e de intermediação de conflitos. Seus maiores prazeres são as expedições fotográficas noturnas e uma boa tigela de açaí fresco.

Flávio Samelo – BR – vive e trabalha em SP

www.flaviosamelo.com

Desde 1992, Flavio Samelo anda pelas ruas de São Paulo e do mundo, fotografando skateboard. Esse foi o começo de muita coisa para o fotógrafo que acabou entrando na arte pelas ruas, assim como entrou na fotografia. Samelo introduziu em suas fotografias os graffitis, pixações, prédios, postes e outros elementos urbanos que lhe chamavam a atenção nas sessions, esse foi seu diferencial durante o começo de sua carreira. Hoje, a produção de Samelo tem duas pontas: a produção fotográfica de tiragem única – tornando-as originais indiscutíveis – e a busca por uma nova mistura entre a fotografia e a pintura concreta. Alguns desses trabalhos já foram expostos em galerias de São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e do exterior, como Estados Unidos e Holanda. Também participou da 5a Bienal Vento Sul, em Curitiba, com uma sala especialmente para suas obras.

Kristen Uhrich – EUA – vive e trabalha em NY

“Como artista, eu estou interessada em captar o estágio de desenvolvimento psicológico complexo da adolescência. Estou particularmente intrigada e direciono minhas pinturas para isso: momentos de experiências de jovens crianças à beira de descobrira sua identidade sexual. Através da pintura a óleo e da fotografia, documento as contradições: o efeito de pêndulo de comportamentos infantis e adultos, sempre surpresa ao ver quão avançado são suas auto-percepções e forte capcidade de compreensão do ambiente que os cerca, mesmo tendo tão pouca idade. Impressões do cotidiano, fotografias de crianças, assistir filmes são fontes de inspiração. Outras fontes são provenientes de contos de fadas, mitologia e romances. Eu começo uma pintura de um pensamento, idéia ou uma emoção que surge das minhas observações e coloco-as diretamente em tela. Eu faço isso, sem muita elaboração de antemão, preferindo trabalhar as questões como elas vêm, permanecendo no momento.”

Maurí­cio Adinolfi – BR – vive e trabalha em SP

www.mauricioadinolfi.blogspot.com

É artista plástico e professor de filosofia, tendo estudado com Dudi Maia Rosa. Em 2011, irá expor na Tailândia e atualmente está desenvolvendo o Projeto “Sobre Ser Animal” pela Secretaria de Estado da Cultura de SP. Em 2010, desenvolveu o projeto de pintura “Cores no Dique” em Santos – SP com apoio da Funarte, e o projeto “Sobre Mar, Madeira e Outros Animais” no edifício Copan, em São Paulo. Participou da Teia Nacional 2010 em Fortaleza e do 61° Salão de Abril. Em 2009, foi selecionado para a bolsa Iberê Camargo. Também participou do 150 Salão da Bahia.

Monica Rizzolli – BR – vive e trabalha em SP

www.monicarizzolli.blogspot.com

Nascida em 1981 na cidade de São Carlos, Monica Rizzolli teve seu primeiro contato com a arte logo na infância. Sobrinha e bisneta de pintores, passava os dias brincando na gráfica de seu avô. Começou a desenhar na adolescência, copiando os personagens de HQ’s. Logo depois, a gravura tornou-se um de seus principais interesses; foi aprendiz de litografia e estudou Shodô (caligrafia japonesa). A experiência como performer no projeto [In.CoRpo.Ro] e o trabalho em um ateliê de modelo vivo, onde dirigia sessões de desenho e ocasionalmente posava, inspiraram a artista a desenvolver os temas centrais de seu trabalho: o corpo e as relações humanas

Seitaro Kuroda – JP – vive e trabalha em NY

Um dos artistas mais influentes do Japão moderno desde o final dos anos 60, Seitaro Kuroda é um gênero próprio. Ele é um inovador e suas atividades são genuinamente sem fronteiras. Suas pinturas estão em todos os museus de arte mais importantes do mundo. Seus desenhos aparecem em dezenas de livros e revistas. Seu projeto de trabalho abrange desde edifícios, lojas e espaços internos até logotipos, camisetas, posters, capas de CD – qualquer coisa que possa ser impresso. Kuroda colabora com músicos e artistas de todo o mundo em apresentações que ele chama de Live Painting. Kuroda improvisa com ritmo e som, criando uma forma de arte verdadeiramente original de vanguarda que pode lembrar artistas como Haring, Basquiat e Picasso. Kuroda tem o prazer de ter um espaço de arte em Nova Iorque para criar novidades, como pinturas nunca antes vistas em sua coleção particular.

Sidney Amaral – BR – vive e trabalha em SP

www.flickr.com/photos/sidney_amaral

Professor e artista plástico formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); foi aluno de Ana Maria Tavares (Museu Brasileiro de Escultura – MUBE). Estudou pintura acadêmica e fotografia. Seu trabalho consiste basicamente de apropriações de objetos prosaicos recriados em bronze, mas também trabalha com mármore, resina e porcelana. Participou de várias exposições coletivas e individuais, tais como PARAHAUS – Mostra de Arte Contemporânea (2010), Menção Honrosa no 9º Salão de Arte de Jataí (2010) e 19º Salão de Artes Plásticas de Atibaia (2010), Mágicos Olhos das Américas (2009), Encontro entre dois mares (Bienal de Valência, 2007), Réplica e Rebeldia – Exposição Intinerante com Artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique (Museu Nacional de Arte de Maputo, 2006), Siexpo – Museu de História Natural (Luanda, Angola, 2006), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM, 2006), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ, 2006), Viva Cultura, Viva Do Povo Brasileiro: Um Olhar Sobre a Arte Brasileira (Museu Afro Brasil, 2006), Negras Memórias: Memórias De Negros (Museu Oscar Niemayer, 2005/06), Coletiva Programa de Exposições (Centro Cultural São Paulo, 2001). Individualmente, expôs na III Mostra do Programa de Exposições no Centro Cultural de São Paulo (2001). Obteve o Prêmio Aquisição no III Salão de Artes Plásticas de Americana (2000).

Thais Ueda - BR – vive e trabalha em SP

www.thaisueda.com

3

A desenhista e designer de objetos Thais Ueda é formada em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie. Trabalhou para importantes agências de publicidade em São Paulo por 10 anos. Em 2003, viajou para província de Toyama – Japão – como bolsista em Design Gráfico, ficou na cidade por oito meses e desenvolveu trabalhos que lhe renderam alguns prêmios nessa área. Neste mesmo período, iniciou seu trabalho artístico e nos anos que se seguiram começou a participar de mostras coletivas no Brasil até que em 2010 fez sua primeira exposição individual. Thais Ueda trabalha com técnicas diversas, transitando entre pintura, desenhos e objetos. Dona de um traço delicado, chama a atenção por suas criações extremamente sensíveis e, ao mesmo tempo, voluptuosas. O universo feminino é o mote principal de suas obras, ela desenha mulheres que parecem flutuar em fundos brancos, excluindo qualquer traço do mundo exterior

Tifenn Python – FR – vive e trabalha em NY

www.tifennpython.blogspot.com

Tifenn nasceu na França, mas logo depois mudouse para a Ilha do Pacífico Sul no Tahiti, onde ela cresceu. Completou seus estudos em Artes Plásticas/Ilustração no Ontario College of Art and Design, em Toronto, Canadá. Em 1999, Tifenn se mudou para Nova Iorque para trabalhar como ilustradora; seu trabalho tem sido incluído em várias mostras e selecionado em publicações que incluem American Illustration, Communication Arts e Print Magazine. Seus clientes incluem The New York Times, The Los Angeles Times, Harper’s Bazaar, Nylon, The Washington Post, Utne, Playboy, Elektra Records e Random House Publishing, entre outros, assim como colecionadores particulares. Em outubro de 2007, Tifenn chegou a Xangai como parte de uma residência de seis meses para pintar uma nova série de trabalhos inspirados e influenciados pelo visual e sons desse novo ambiente, a cidade e seu povo. A artista vive no Brooklyn, Nova Iorque, com o marido e a pequena Arwen Kai, nascida em abril de 2009.

_ Próximo Olhar _

De 10 de Fevereiro a 31 de Março de 2011

Local: Cavalera ART PROJECTS – Alameda Lorena, 1922 – Jardim Paulista, SP

Telefone: (11) 3061-2356

Entrada gratuita

De terça a sábado, das 12h às 19h

www.capgallery.com

Sem Comentários »

Deixe o seu comentário