14/03/2011

O artista Sidney Amaral é mais um dos artistas que fazem parte da exposição atual da CAP Gallery. Formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), estudou pintura acadêmica e fotografia e hoje atua também como professor.

Sidney Amaral recria objetos do dia a dia em bronze, mármore, resina e porcelana. Confira a entrevista:

proximo-olhar_cavalera_11022011_fmelgarejo_028(Sidney Amaral e uma de suas obras na CAP Gallery – Foto por Flavio Melgarejo)

Porque você cursou a faculdade de artes plásticas? O que o motivou?

Na verdade eu queria fazer publicidade, mas fui me enfiando cada vez mais no universo da pintura e acabei me apaixonando. Não saberia fazer outra coisa que não estivesse ligada as artes visuais. Foi acontecendo naturalmente, fui fazer faculdade de artes, frequentar exposições, museus, pesquisar sobre artistas…

Como são feitas as peças em metal? Como são moldadas?

Meu processo consiste em apropriações do real reformuladas em bronze, geralmente polido de modo a evocar relações com questões como valor, religiosidade e permanência.

O processo de fundição destas peças parte de um molde feito em silicone e depois feito em cera perdida (é feita uma peça igual a real, só que em cera); Em seguida, é realizado um processo de queima desta cera coberta com uma capa de luto, que é feita de areia do mar e gesso. Quando ela é queimada, resta o vazio da forma, de modo que quando o metal está bem aquecido, é jogado dentro desta forma, produzindo assim a peça em bronze.

Às vezes eu modelo algumas de minha peças em argila ou gesso, como no caso da tesoura orelha (“Se minhas palavras não forem melhores que o silêncio”)

se-minha-palavras-nao-forem-melhores-que-o-silencio

Você trabalha com desenho, pintura e metal. Tem algum estilo preferido?

Acredito que nada seja mais absurdo que o real, de modo que prefiro transitar entre vários estilos. Depende muito do meu entender o mundo naquele momento para definir um trabalho ou um estilo, mas admiro muitos artistas desde a antiguidade até hoje. Mas poderia citar os artistas do novo realismo que mais me marcaram, em especial Yves Klein.

Você costuma ouvir música quando está criando? Quais são seu CDs preferidos?

Nekka, Nina Simone, Arnaldo Antunes , Bjork, Milles Davis…

Você procura refletir seu estilo artí­stico na hora de se vestir? Tem alguma preocupação com moda?

Na verdade gosto de me distanciar do meu trabalho para uma reflexão mais apurada do que faço. Sendo assim, se me vestisse como produzo, acredito que não teria esse distanciameto da obra.

Quanto à moda, eu sou básico : jeans, t-shirt e tênis ou bota, mas adoro revistas de moda!

5436840137_f70116d7a3_b

Quais são suas principais referências artí­sticas?

Como citei acima, são vários, mas Yves Klein é um deles; Velazquez , Bispo do Rosario, Farnese, Valtercio Caldas, Emanoel Araujo Iran do Espirito Santo entre tantos.

Admiro artistas que conseguem potencializar o banal com um olhar apurado, acho que é por ai que a arte reside…. em fazer ver a invisibilidade do visí­vel.

—-

Confira mais sobre o artista em seu Flickr.

As obras de Sidney Amaral ficam em exposição na CAP Gallery (Cavalera Art Projects) até 31 de março.

Cap – Cavalera Art Projects
10 de fevereiro a 31 de março de 2011
Alameda Lorena, 1922 (São Paulo)
Informações: (11) 3061-2356

1 Comentário »

Mariana lucio
http://www.coletivomarte.com.br
21/03/2011 01:23

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente na expo da cavalera! Além de um trabalho artístico absurdo ele é muuuuito gente boa!

Deixe o seu comentário