28/03/2011

A desenhista e designer Thais Ueda formou-se em propaganda e marketing e em desenho industrial. Após trabalhar para agências de publicidade durante 10 anos, a artista viajou para o Japão para estudar design gráfico. A partir de então, Thais Ueda começou oficialmente seu trabalho artístico, e já participou de diversas mostras por todo o país.

Agora, ela faz parte da exposição “Próximo Olhar”, da CAP. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho:

proximo-olhar_cavalera_11022011_fmelgarejo_035

Seu trabalho é focado especialmente em retratos de mulheres. De onde surgiu a vontade de trabalhar este assunto?

Quando pensei sobre o que gostaria de trabalhar, escolhi algo que – aparentemente – eu conhecia de melhor: a mulher. Decidi sem intenção de levantar uma bandeira ou questões de igualdade dos sexos. Acho que cada artista escolhe o que lhe é mais familiar em seu universo ou algo que se identifique para transmitir suas emoções, sentimentos, medos…

Você tem vontade ou já trabalhou outros temas?

Já trabalhei desenhando gatos e insetos. Insetos são bichos que me fascinam e ao mesmo tempo me enchem de pavor. Também estou planejando iniciar uma série inspirada em dança, em especial, a de butô (dança japonesa).

Porque você escolheu o nome artístico Hana*bi?

Quando comecei a estudar japonês, o que mais me encantava era o estudo dos ideogramas. Em poucos símbolos, existiam muitos significados. Hana*bi é a junção dos ideogramas de flor e o de fogo, que juntos, significam fogos de artificio. Acho os fogos de articificios algo lindo de se ver, são luzes que hipnotizam, e duram tão pouco… Hana*bi é um nome que fala um pouco sobre o etéreo, sobre a fragilidade e beleza e ao mesmo tempo existe a agressividade e destruição do fogo.

Você utiliza diversas técnicas, como o crochê e a pintura. Tem alguma preferida? Como aprendeu o crochê?

Gosto de muitas coisas e foi dificil escolher em quais eu queria me aprofundar.
O crochê aprendi por acaso; nunca tive mão boa para costura ou trabalhos manuais que envolvessem números (contagem de pontos, medidas, etc). Uma amiga que conheci virtualmente me ensinou crochê de um modo diferente e acho que por isso que consegui aprender. Já a pintura, desenho desde pequena, e alguns anos atrás também tive influência do shodô (caligrafia japonesa) no pincel.

thais
Quais são suas maiores influências na hora de criar?

O que me influencia na hora de criar é o que estou sentindo. Sempre me pergunto: “o que estou sentindo hoje?” ou “sobre o que eu quero falar?”. Esse é o meu ponto de partida.

Você desenvolveu um trabalho em parceria com seu marido. Quais são as maiores dificuldades e benefícios de se trabalhar com outro artista tão intimo?

A vantagem é que conseguimos viver do que gostamos 24 horas por dia, ele entende minha rotina, minhas dificuldades e eu entendo o lado dele. Decidimos separar bem as coisas na questão do trabalho, cada um tem o seu atelier, seus livros, é importante manter a individualidade de cada um … No mais, acho que todo casal tem seus desentendimentos, brigas…

Você costuma trabalhar ouvindo música? Quais são seus músicos preferidos?

Não consigo escutar música enquanto eu desenho, porque é como se eu entrasse num transe, entre eu e o desenho. Gosto de estar atenta ao que o desenho tem a me “dizer” – apesar de fazer anotações e esboços, existe muito do acaso quando estou no processo de criação. Desenho no silêncio.
Quando faço alguma pesquisa, aí sim consigo estar mais relaxada e escutar uma música… aí vai desde rock até música brasileira.

Confira mais sobre a artista em seu site.

As obras de Thais Ueda ficam em exposição na CAP Gallery (Cavalera Art Projects) até 31 de março.

Cap – Cavalera Art Projects
10 de fevereiro a 31 de março de 2011
Alameda Lorena, 1922 (São Paulo)
Informações: (11) 3061-2356

1 Comentário »

Sunil
http://www.facebook.com/profile.php?id=100003406274727
13/07/2012 09:08

Ole1 Tiago! Ne3o he1 outros capedtulos no mundo de Shippuuden, todos este3o litadsos acima. Nosso processo de postagem e9: Aguardar a passagem do desenho no Jape3o(Onde e9 desenvolvido), gravar e legendar, para ente3o postar aqui no SkyNet dentro de 24 horas. Portanto todos os capedtulos que ve3o saindo semanalmente se3o publicados logo em seguida no SkyNet. Muitos assim como vocea gostariam de ver o resto do anime, mas como ele ainda este1 em desenvolvimento, temos de aguardar toda quinta-feira para ver um novo episf3dio.Abrae7e3o.

Deixe o seu comentário